Durante esta quinta e sexta-feira (21 e 22) a FETAG-PI realizou por videoconferência a Oficina Estadual de Sustentabilidade com a participação de pouco mais de 280 dirigentes sindicais, Diretoria e Assessoria da Federação e Coordenadores(as) de Polos.
A CONTAG contribuiu através do Presidente, Aristides Santos, Vice-Presidente e Secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, Secretária Nacional de Mulheres, Mazé Morais, Secretário de Finanças e Administração, Juraci Souto e Assessoria.
O evento debateu pautas importantes como a Campanha de Sindicalização – Sindicato de Porta Abertas, que tem como objetivos fortalecer a representação e representatividade junto aos agricultores e agricultoras familiares, melhorando a relação político-sindical com a categoria a partir da escuta das necessidades dos(as) associados(as) e não associados(as) e de adoção de novas estratégias de ação sindical.
Entre as estratégias prioritárias da Campanha de Sindicalização – SINDICATO DE PORTAS ABERTAS estão: a atualização dos dados cadastrais dos(as) associados(as) e não associados(as); fortalecer a política de comunicação da CONTAG e que ela dê visibilidade às experiências exitosas, às lutas e às ações político-sindicais; geração de benefícios e melhorias socioeconômicas para os associados e associadas que fortaleçam a sustentabilidade político-financeira das entidades sindicais; aprimoramento do atendimento aos agricultores e agricultoras familiares; realização de processos formativos; entre outras.
“Tivemos um bom diálogo com os nossos sindicatos, e acreditados que em tempos difíceis, onde o governo federal desafia e tenta enfraquecer e criminalizar o Movimento Sindical, nós precisamos nos fortalecer, para que possamos enfrentar a articulação de direitos das políticas públicas para os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares”, relatou Maria Barros, Secretária de Políticas Sociais da FETAG-PI.
O Secretário de Finanças e Administração da entidade também comentou sobre a oficina. “Foi uma discussão importante para o fortalecimento das nossas entidades, a sustentabilidade política e com certeza essa participação dos sindicatos foram fundamentais, pois saímos com as informações iniciais para que possamos realizar um grande trabalho este ano aqui no Piauí”, disse Evandro Luz.
A Federação, Polos Sindicais e Sindicatos filiados estão organizados para realizar a campanha de sindicalização nos 224 municípios piauienses, e assim fortalecer o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) do Estado.
Ao término da oficina a Presidente da FETAG-PI e Deputada Estadual (PCdoB), Elisângela Moura, agradeceu a presença da CONTAG, todos(as) os dirigentes sindicais, Diretoria e Assessoria da Federação.
FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG/PI – Paes Landim