A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI) realizou durante a manhã desta sexta-feira (18) o Conselho Deliberativo que debateu sobre a prestação de contas do exercício e relatório de atividades de 2019 e o regimento interno da 5ª Plenária Estadual da entidade.
O evento foi realizado de forma virtual e teve a presença de 250 participantes. Diretoria, Assessoria, Conselho Fiscal e Coordenadores de Polos da Federação, Dirigentes Sindicais, Presidente e Secretária de Mulheres da CONTAG, Aristides Santos e Mazé Morais, Presidente da CUT/PI, Paulo Bezerra, Presidente da CTB/PI, Elton Arruda e o Assessor da Regional Nordeste da CONTAG, Gilberto Silva.
Durante a abertura a Presidente da FETAG-PI e Deputada Estadual, Elisângela Moura (PCdoB), deu vindas aos participantes e afirmou a presença da entidade no próximo Congresso da CONTAG. “Estamos nos organizando para participarmos do Congresso da Confederação em 2021, e para isso vamos realizar quatro plenárias e tirarmos delegados dos 224 municípios filiados a nossa Federação e garantir assim nossa participação”, comentou Elisângela.
O Presidente da CUT lamentou a retirada de direitos dos trabalhadores. “Dizer que a CUT lamenta o momento político que estamos vivendo com várias retiradas de direitos principalmente dos trabalhadores rurais por parte do governo federal, então nós acreditamos que temos que continuar trabalhando firme e forte para garantir nossos direitos e a Federação que representa os trabalhadores rurais no Piauí tem nosso apoio”, frisou Paulo Bezerra.
Elton Arruda também fez uma fala política. “Prazer enorme para nós da CTB participar deste momento promovido pela FETAG-PI, dizer que nós precisamos fazer um mutirão de formação política para transformar e resgatar a dignidade do nosso país”, disse o presidente da CTB.
O presidente da CONTAG agradeceu o apoio recebido da FETAG-PI. “Primeiro afirmar aqui que somos gratos pelo apoio da Federação do Piauí nas ações da Confederação, pois sabemos que o Piauí tem ideias e é uma entidade historicamente que sempre contribui com nossas atividades, aqui temos, por exemplo, a contribuição da companheira Mazé Morais que tem uma grande competência e vamos trabalhar para que ela possa continuar na nossa diretoria”, relatou. Ele comentou também sobre as atuais crises enfrentadas no Brasil. “Nós temos a crise sanitária provocada pela Covid-19, onde já passamos dos 135 mil óbitos no Brasil, uma pandemia sendo mal tratada pelo governo Bolsonaro, outra crise é a política, por isso precisamos fortalecer nossa base elegendo nestas eleições municipais dirigentes sindicais que são orgânicos do MSTTR, depois temos a crise ambiental com as queimadas destruindo a Amazônia e a crise econômica, aumentando cada vez o desemprego no Brasil”, finalizou Aristides Santos.
Após as falas políticas foram apresentadas as pautas em debates (prestação de contas do exercício e relatório de atividades de 2019 e o regimento interno da 5ª Plenária Estadual da entidade) que foram aprovadas com 213 (duzentos e treze) votos a favor, 01 (um) voto contra e nenhuma abstenção.
Finalizando o Conselho Deliberativo a presidente da FETAG-PI agradecer todos que participaram do encontro e o apoio da assessoria, coordenadores de polos e todos que contribuíram para que o objetivo fosse alcançado.
FONTE: Assessoria da Comunicação da FETAG/PI – Paes Landim