A FETAG -PI através da sua Secretaria de Meio Ambiente e Política de Convivência com o Semiárido, participou na tarde de quinta-feira (13), de uma reunião por meio de videoconferência sobre a prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais. O evento foi organizado e coordenado pelo Ministério Público do Piauí, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA).
A Reunião teve como pontos de pauta a apresentação do Plano Geral de Ação (PGA) reformulado em função da Covid-19, e ainda tratou da articulação entre o MPPI, IBAMA, SEMAR, FETAG-PI e Corpo de Bombeiros, visando o alinhamento dos cronogramas de atividades preventivas e de combate às queimadas.
Após a exposição do Plano de Ação reformulado pela Drª Ednólia Evangelista, Promotora de Justiça, Coordenadora do CAOMA, foi aberto espaço para os órgãos apresentarem seus cronogramas de atividades. A reunião finalizou como encaminhamento a realização de um Webnar Online, no dia 31 de agosto, para capacitação de multiplicadores na prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais.
Segundo mencionou Drª Ednólia Evangelista, o grande propósito desse plano é desenvolver ações conjuntas e integradas com as promotorias de justiça e os órgãos competentes.
“A FETAG-PI já é parceira desse importante projeto do MPPI/CAOMA, e estará contribuindo com a mobilização dos dirigentes sindicais e dos agricultores e agricultoras para participar das atividades de capacitação previstas no projeto, bem como continuar divulgando os materiais de comunicação que contemple as ações de educação ambiental no campo e na cidade” relatou, Maria Betânia, Secretária de Meio Ambiente e Política de Convivência com o Semiárido da FETAG-PI.
FONTE: com informações da Secretaria de Meio Ambiente e Política de Convivência com o Semiárido da FETAG-PI.