FETAGPI FETAG-PI participa do Seminário Nacional sobre os Modelos de Produção Sustentáveis e Combate aos Agrotóxicos em Brasília

FETAG-PI participa do Seminário Nacional sobre os Modelos de Produção Sustentáveis e Combate aos Agrotóxicos em Brasília

Ameaça ambiental no Brasil foi tema do primeiro dia do Seminário Nacional sobre os Modelos de Produção Sustentáveis e Combate aos Agrotóxicos que está sendo realizado de 03 a 05 de dezembro no CESIR da CONTAG em Brasília.

Em pauta o desmonte da política ambiental que está acontecendo no Brasil, os contaminantes dos agrotóxicos e discussão sobre a política nacional de redução dos agrotóxicos, além dos debates sobre os modelos de produção sustentáveis.

O evento está acontecendo de forma participativa e com troca de experiências entre os participantes agricultores e agricultoras assessores, diretores e diretoras de diversos estados.

O Piauí está participando com seis representantes. Secretária de Meio Ambiente e Convivência com o Semiárido da FETAG-PI, Maria Betânia, Tião Coordenador de Polo Sindical do Médio Paranaíba, Maria Francisca agricultora familiar do município de Picos, Leonice diretora sindical e Genival Araújo, assessor técnico.

O tema do seminário foi apresentado pelo senador Fabiano Contarato (Rede/ES) que preside a Comissão de Meio Ambiente (CMA). Na sua fala, o parlamentar, apontou ações do governo federal contra o Meio Ambiente, como: a autorização da utilização de 73 mil toneladas do  herbicida glifosato no Brasil; o vazamento de petróleo que atingiu uma faixa de mais de 2 mil quilômetros da costa brasileira, principalmente dos nove estados do nordeste; o decreto publicado no ‘Diário Oficial’ que libera a privatização de três unidades de conservação federal (Lençóis Maranhenses, Iguaçu e Jericoacoara); e até a liberação da exploração de uma mina de urânio no sertão da Bahia, sob responsabilidade das Indústrias Nucleares do Brasil (INB).

Ações do governo federal que segundo o senador têm como resultado, “a dizimação das populações tradicionais; o aumento do índice de suicídio da população indígena; a destruição dos manguezais e das comunidades ribeirinhas; entre outras mazelas”.   

Contarato ainda afirmou que apesar de estar assegurado no artigo 225 da Constituição Federal que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”, o atual governo está fazendo um desmonte do Ministério do Meio Ambiente e acabando com as políticas ambientais do Brasil.

 

Sobre o Seminário!

O Seminário Nacional sobre os Modelos de Produção Sustentáveis e Combate aos Agrotóxicos é realizado pela CONTAG através da sua Secretaria de Meio Ambiente, desta terça-feira (03) a quinta-feira (05), em Brasília/DF, com o objetivo de capacitar trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, lideranças sindicais e de base e assessorias, sobre os diversos modelos de produção sustentáveis para a agricultura familiar.

“É um momento importante de debate e proposições referentes ao PL nº 6.299/2002 e o PL nº 6.670/2016 que tratam dos agrotóxicos; Modelos de Produção Sustentáveis; Os agrotóxicos e os seus malefícios para os(as) assalariados(as) rurais; entre outros temas de interesse dos povos do campo, da sociedade e de todo o conjunto do Sistema CONTAG”, destacou na abertura do Seminário, a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmarí Malheiros.

Em nome da CONTAG também contribuíram com falas de abertura, a secretária Geral da Confederação Thaisa Daiane, a secretária de Políticas Sociais Edjane Rodrigues e a secretária de Jovens Mônica Bufon.         

Ao todo, estão presentes mais de cinquenta pessoas, entre trabalhadores(as) rurais agricultores e agricultoras familiares, lideranças de base e sindicais, assessores(as) e técnicos(as) dos Sindicatos, Federações e da CONTAG.
FONTE: Comunicação CONTAG – Barack Fernandes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile