A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI) através das Secretárias de Formação e Organização Sindical, Mulheres Trabalhadoras Rurais e Contag, iniciou nesta segunda-feira (15) no Cesir em Teresina da própria entidade o II Módulo do Curso Estadual de Formação Política para Mulheres – Enfoc com a participação de 80 mulheres dirigentes sindicais (presidentes, secretárias de finanças, secretárias de mulheres e do Coletivo de Mulheres) dos 16 polos regionais da Federação.
O curso tem como eixo temático: Feminismo, Gênero e Ação Sindical e unidades temáticas: Relações de Gêneros e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Objetivando compreender a formação político-social do campo brasileiro, os sujeitos políticos que o integram e as diferentes ruralidades que compõem o mundo rural contemporâneo e conhecer as diferentes concepções de desenvolvimento rural, os projetos em disputa no campo brasileiro e o PADRSS como instrumento para o reconhecimento da diversidade de sujeitos políticos, inclusão e igualdade para as mulheres de diferentes gerações.
Durante a cerimônia de abertura a Vice-Presidente da FETAG-PI, Lucilene Ferreira deu boas vindas as educandas. “Agradecemos a presença de todas por participarem da nossa Escola e ao mesmo tempo somos gratos pela contribuição e acreditamos que teremos um ótimo módulo”, disse Lucilene que destacou ainda a votação semana passada no Congresso Nacional referente a Reforma da Previdência.
A Secretária de Mulheres da Federação, Marlene Veloso destacou a Marcha Nacional das Margaridas que acontece nos dias 13 e 14 de agosto em Brasílias/DF. “Alegria em recebê-las no segundo módulo da Enfoc e dizer que estamos nos preparativos para Marcha, pois estamos a menos de um mês para este grande evento, porém acreditamos que Piauí vai ser bem representado, porque estamos unidas e organizando nossas caravanas e juntas vamos trabalhar para fazermos uma grande marcha”, frisou Marlene Veloso.
Vários temas serão abordados neste módulo. Diversidades, relações de gênero e desenvolvimento rural sustentável; oficinas de plantas medicinais; oficinas de mídias sociais; oficina de mística; meio ambiente e agroecologia; sujeitos políticos do campo e PADRSS – projetos em disputa; educação não sexista e antirracista e o direito à educação do e no campo e reflexões sobre a proposta pedagógica, resultados alcançados e a avaliação. O evento terá programação até sexta-feira (19).
FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG/PI – Paes Landim