A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI), por meio da Secretária de Políticas Sociais, Maria Barros, Secretário de Finanças e Administração, Evandro Luz, Coordenadores do Polo Regional de Picos, Joelma Veloso e Paulo Manoel (Paulão) e o Assessor Jurídico, Dr. Carlito Feitosa, participou nesta sexta-feira (29) de uma Audiência Pública no Plenário do Poder Legislativo do Município de Picos, Semiárido do Piauí.
A ação foi um requerimento de proposição dos vereadores, Wellington Dantas (PT) e Antônio Moura (PCdo) à pedido da Federação e do Polo Regional, em defesa da Reforma da Previdência, projeto do Governo Federal que tramita no Congresso Nacional.
Mais de 180 pessoas, entre trabalhadores e trabalhadoras rurais dos 33 sindicatos do Polo de Picos, Prefeito de Padre Marcos, José Valdinar (PSD), representantes de movimentos sociais e a população em geral urbana e rural, prestigiaram o evento que teve início com o Hino Municipal de Picos e uma breve explanação dos principais impactos da Reforma da Previdência e a Medida Provisória (MP) 871/2019, apresentado pelo Assessor da FETAG-PI, Simão Oliveira, destacando os pontos mais impactantes para os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares.
Durante a audiências os parlamentares proponentes do requerimento se manifestaram contrário ao projeto. “A Reforma da Previdência é um dos maiores maus que o Governo pode fazer com povo brasileiro, é algo perverso, uma proposta de morte, até porque ela é uma transferência social de renda, e a maioria dos municípios, principalmente aqui no Nordeste, Semiárido piauiense, por exemplo, dependemos muito destas transferências e o agricultor familiar que não tem como comprovar renda, certamente vai ser um dos mais massacrado com a reforma. Eu sou totalmente contra e acredito que nós, povo brasileiro, piauiense e sobretudo, região de Picos, temos que nos mobilizarmos e pedir aos nossos deputados federais e senadores que por favor representem de fato a gente votem contra a Reforma da Previdência”, afirmou o Wellington Dantas.
“Nós defendemos o trabalhador que está sendo penalizado pela imposição do Governo, através deste desmonte da previdência. Não chamo isso de reforma, até porque, reconstruir e para melhorar e não o contrário do que apresenta o projeto”, comentou o Antônio Dantas. “Precisamos mobilizar a sociedade e juntos lutarmos contra esta proposta. Portanto, dizer que estamos aqui a favor da classe trabalhadora, principalmente a rural e dizer ‘não’ a esta reforma tão cruel que eles querem impor ao povo brasileiro”, finalizou o parlamentar.
A Secretária de Políticas Públicas em nome da Federação, agradeceu os vereadores autores do requerimento, as caravanas dos sindicatos, movimentos sócias e a população em geral picoense que participou atentamente da audiência e chamou a Reforma da Previdência de “pacote de maldades”.
“Gratidão aos vereadores Wellington Dantas (PT) e Antônio Moura (PCdo) por atenderem o pedido da FETAG-PI e nosso público presente”, frisou. “Dizer que esta reforma é de fato um ‘pacote de maldades’ na retira de direitos da classe trabalhadora rural e nós estamos aqui para protestar, fazer documentos com intuito que cheguem aos deputados federais e senadores do Piauí para que, toquem no coração deles, se manifestem e votem contra esta reforma desestruturaste para o Brasil, todas as classes sociais, mais principalmente os trabalhadores agricultores familiares, porque este ‘pacote’ individualiza a Previdência Social e ela é coletiva e importante para todos nós”, concluiu Maria Barros.
Ao término da audiência foi encaminhada uma documentação para os deputados federais e senadores do Estado do Piauí, para que cheguem ao Congresso Nacional repudiando a Reforma da Previdência.
FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG/PI – Paes Landim.