FETAGPI Vice-Presidente participou do Coletivo de Mulheres do SINTE-PI para tratar sobre a VI Marcha das Margaridas

Vice-Presidente participou do Coletivo de Mulheres do SINTE-PI para tratar sobre a VI Marcha das Margaridas

A Vice-Presidente da FETAG-PI, Lucilene Ferreira participou na manhã desta quarta-feira (23), no escritório do Sinte-PI, da primeira reunião de 2019, do Coletivo de Mulheres Trabalhadores em Educação.

A primeira mesa de abertura do encontro analisou a atual Conjuntura política e social do país: Participação das Mulheres na Política de gênero nas Organizações Sindicais, que contou com a participação da Secretária de Finanças da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Rosilene Correia, Professora Dra. Maria do Carmo Bonfim e Paulina Pereira, Presidente do Sinte, sobre a coordenação da Sec. Geral Odeni de Jesus.

Na segunda mesa denominada Marcha das Margaridas, aconteceu à explanação sobre o que é a Marcha, qual será o lema? Principais reivindicações, data e local da Marcha, a necessidade e importância de trabalhar com parcerias, como as centrais e os sindicatos urbanos; atividades para arrecadar fundos, dentre outros assuntos trazidos pela Vice-Presidente da Fetag-Pi.

Outras pautas ainda foram debatidas, como: importância dos sindicatos mais próximos de suas bases visando o fortalecimento da categoria; criminalização dos movimentos sociais diante do atual governo de extrema-direita; preocupação com o Decreto de posse de arma que pode aumentar o número de feminicídios no país; Reforma da Previdência e suas consequências para classe trabalhadora e para categoria rural; Escola sem partido e militarização das escolas; machismo, patriarcalismo, preconceito, LGBTfobia e outras pautas.

A Secretária de Mulheres, Antonia Ribeiro ainda explanou um diagnóstico de gênero realizado pelos núcleos regionais do SINTE e abordou também, a Organização das atividades do 8 de março- Dia Internacional da Mulher.

O coletivo se reúne a cada dois meses para discutir as pautas do segmento de mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile