Durante o II conselho Deliberativo da FETAG-PI, nos dias 13 e 14 de dezembro, no Cesir da Federação em Teresina, foi realizado o lançamento da VI Marcha das Margaridas que acontecerá em Brasília/D, nos dias 13 e 14 de agosto de 2019.
A Macha das Margaridas é uma ação coletiva protagonizada pelas mulheres do campo, da floresta e das águas que integra uma agenda permanente de lutas dos movimentos sindicais, feministas e de mulheres.
Seu nome faz referência à Margarida Alves, Presidente do STTR de Alagoa Grande/PB, assassinada em 1983 pelas mãos do Latifúndio.
“Este é o momento de unir todo o conjunto do movimento sindical e mostrar que a Marcha das Margaridas não é uma construção só das mulheres, mas de todos que lutam por dias melhores, por todos os povos do campo, pois este é um evento protagonizado pelas mulheres trabalhadoras rurais, porém nossas reivindicações são por políticas públicas como, segurança, SUS de qualidade e todos os setores; e afirmar que nós estamos juntas em prol desta ação de massa, por isso vamos para ruas de Brasília denunciar todas as retiradas de nossos direitos”, destacou Marlene Veloso, Secretária de Mulheres da FETAG-PI.
Um dos objetivos da Marcha das Margaridas 2019 é fortalecer e ampliar a organização, mobilização, formação sindical e feminista das mulheres trabalhadoras rurais.