A diretoria da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI) vêm a público solidarizar-se com os estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí, que foram denunciados ao Ministério Público Federal por realizarem uma Ocupação a Reitoria da UFPI, no dia 08 de agosto de 2017.
Ao tempo que repudia a ação da reitoria da Universidade Federal do Piauí por ter tomado uma atitude arbitrária, anti-democrática e repressiva contra os estudantes IGOR DOS SANTOS RIBEIRO, FRANCISCO SÁVIO SILVA SANTOS e DANIEL DA SILVA SANTOS que sempre lutaram pela emancipação da educação, pelos direitos dos povos camponeses, indígenas, quilombolas. E por entender que os cursos de Licenciatura em Educação do Campo são conquistas históricas dos movimentos sociais do campo que travam, desde o início da década de 1990, uma luta na defesa da educação do campo, voltada para os interesses e as necessidades dos povos do campo. Uma educação que seja pensando com e para os povos.
SOBRE A OCUPAÇÃO:
No dia 08, os alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí junto com representantes dos movimentos sociais, ocuparam a frente da reitoria da UFPI, Campus Ministro Petrônio Portella, com o objetivo de solicitar o magnífico reitor à publicação do edital para o ingresso de 240 novos alunos do campo a terem ensino público de qualidade, edital esse, acordado em audiências anteriores com o reitor e que constava no calendário acadêmico, mas que ainda não tinha ocorrido a publicação deste.
#SOMOSTODOSSAVIOSANTOS.
#SOMOSTODOSDANIELSILVA.
#SOMOSTODOSIGORRIBEIRO.