A CONTAG realiza até quinta-feira (25), a Oficina Nacional de Desenvolvimento de Aprofundamento Temático e Metodológico para atualização do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS). Entre os vários objetivos, estão: analisar o contexto atual do desenvolvimento rural e agricultura familiar na perspectiva das novas ruralidades; debater e indicar elementos centrais do PADRSS considerando a representação específica da agricultura familiar, os demais sujeitos do campo e as novas ruralidades; e recomendar a metodologia de atualização do projeto político do Sistema CONTAG.
A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores(as) Familiares do Estado do Piauí (FETAG/PI), está presente no evento através da vice-presidente, Sandra Leal, Secretária de Mulheres, Marlene Veloso, Secretário de Jovens, D’Assis Aguiar e o Secretário da Terceira Idade, Anfrísio de Moura.
Vale ressaltar que a Oficina é uma deliberação congressual e desdobramento do Plano Estratégico da CONTAG 2017-2021, com ações previstas no Plano Orçamentário da CONTAG 2018.
“A Oficina de atualização do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) é uma deliberação do nosso 12º Congresso da CONTAG e necessária para os próximos passos de implementação das bandeiras de luta do nosso Sistema Confederativo. Nesse caminhar beberemos de todas as fontes que nos levem ao fortalecimento do meio rural brasileiro”, ressalta o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
“Precisamos seguir afirmando o PADRSS enquanto Projeto Político que promove a inclusão das mulheres e dos homens do meio rural, acesso à terra, agroecologia, democratização dos bens comuns, e com garantia da participação das mulheres, da terceira idade e da juventude”, destaca a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.
FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG.