O estado de Pernambuco recebe, nesta quinta e sexta-feira (12 e 13), em Carpina, o Encontro Estadual de Mulheres por Desenvolvimento Rural Sustentável (DRSS) – “Caravana da Marcha das Margaridas”, organizado pela Secretaria de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), e realizado no estado com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do estado de Pernambuco (FETAPE).
A FETAG-PI está participando do evento através de sua Secretária Estadual de Mulheres, Marlene Veloso.
O objetivo do encontro é fortalecer o processo de mobilização e articulação para a 6ª Marcha das Margaridas 2019, que acontecerá em Brasília. A atividade contará com cerca de 70 participantes, entre trabalhadoras rurais da Zona da Mata, Agreste e Sertão de Pernambuco, e as coordenadoras de mulheres das federações do Piauí e de Sergipe. A proposta é se debruçar sobre os eixos da Marcha das Margaridas e traçar as estratégias de mobilização das mulheres.
Entre os eixos a terem o debate aprofundado estão: violência, autonomia econômica e renda, eleições 2018 e mulheres e agroecologia. O resultado dessas discussões será a contribuição do estado para o caderno de debates da Marcha, que está em construção. “Esse é um encontro onde nos unimos a outras mulheres para fazermos uma análise de conjuntura do atual cenário que passa nosso país, mais também para tratar da construção da sexta Marcha das Margaridas além da importância de debatermos a importância das candidaturas orgânicas dos nossos estados, uma vez que em Pernambuco o Doriel está pré-candidato e nós do Piauí temos a nossa pré-candidata Elisângela Moura”, frisou Marlene Veloso.
Esse processo é também um momento de animação das mulheres e de mobilização de parcerias, para que se pensem estratégias de envolvimento de mais mulheres, e de todas as idades, e que elas tenham a possibilidade de construírem a Marcha também na sua culminância, em agosto do próximo ano, em Brasília.
FONTE: Assessoria de Comunicação – FETAPE