Uma delegação de 45 pessoas advindas dos diversos Polos Sindicais e de vários municípios Piauiense participarão entre os dias 21 e 25 de maio, do 5º Encontro Nacional de Formação (ENAFOR/2018), no Centro Comunitário da Universidade de Brasília (UnB), Campus Darcy Ribeiro.
O 5° ENAFOR traz como tema: “Educação Popular é Resistir, é Transformar”, com o objetivo de refletir a importância de espaços de formações dentro do Movimento Sindical principalmente frente a conjuntura de desmonte dos direitos e das políticas públicas conquistadas historicamente pela classe trabalhadora, com ataques aos direitos individuais e coletivos por forças conservadoras, submetendo-se à agenda neoliberal.
O encontra acontece a cada três anos e é um espaço de formação política do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) que desde 2005, reflete e impulsiona os processos formativos promovidos pela Escola Nacional de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (ENFOC), por sindicatos e federações.
No decorrer dos anos, o ENAFOR se consolida como espaço de debates sobre formação política, na perspectiva da educação popular protagonista, emancipadora e de resistência.
O ENAFOR é também espaço de elaboração de estratégias de atuação articuladas à Política Nacional de Formação (PNF), ao Projeto Político Pedagógico (PPP) e ao Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), que são principais referências dos processos formativos do MSTTR.
À tarde, teremos a Mística de Abertura que dará as boas vindas aos mais de 1000 participantes de todos os estados brasileiros, entre dirigentes sindicais, assessores(as), lideranças de base e trabalhadores e trabalhadoras rurais.
E em seguida, acontecerá a Abertura Política com a Direção da Contag, CUT, CTB, Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe (CEAAL) e a Conferência “Democracia e o Golpe de 2016- Implicações para os Movimentos Sociais e para a Classe Trabalhadora, com o Professor Luiz Felipe Miguel e Olgamir Amância.
E para finalizar o primeiro dia, acontecerá ainda, a Plenária de Mulheres que dialogará a Marcha das Margaridas 2019 e os desafios frente a atual conjuntura social, política e econômica, que as mulheres vem enfrentando em todo o país.