FETAGPI FETAG-PI realizou encontro sobre o Resgate e Multiplicação de Sementes Crioulas

FETAG-PI realizou encontro sobre o Resgate e Multiplicação de Sementes Crioulas

A FETAG-PI através da Secretaria de Meio Ambiente e Políticas de Convivência com o Semiárido realizou na manhã desta segunda-feira (05), no auditório da Federação, uma reunião com 12 Sindicatos Rurais, com o objetivo de apresentar e debater estratégias de multiplicação das Sementes Crioulas através do Movimento Sindical dentro do Estado do Piauí.

Ao todo, 20 líderes sindicais participaram da discussão e saíram do encontro com o compromisso de realizar um trabalho em seus respectivos municípios, onde orientarão os/as agricultores/as familiares na questão do plantio e seleção das sementes que serão distribuídas pelo STTR, tendo em vista que cada Sindicato está levando da FETAG-PI para sua base, 08 kg de Milho Crioulo e 04 Kg de Feijão Crioulo.

Este primeiro encontro faz parte de uma agenda de trabalho da FETAG-PI/2018 com o intuito de resgatar e multiplicar as sementes crioulas dentro do Piauí. Os 12 Sindicatos que irão trabalhar esta proposta fazem parte de um projeto mais amplo, que futuramente será ampliado para os demais Sindicatos que queiram abraçar esta causa.

Nos meses de julho e agosto (período da colheita) serão realizados os cursos de capacitação dos/as agricultores/as familiares quanto ao processo de seleção e armazenamento de sementes, no intuito de incentivar a criação de casas comunitárias de sementes crioulas.

De acordo com a Secretária Maria Betânia, o encontro foi satisfatório e serviu para cada Sindicato expor suas experiências locais e dificuldades quanto à valorização e importância da preservação e multiplicação de sementes crioulas e sementes nativas.

“Este trabalho é ainda um compromisso que a Fetag-Pi assumiu perante o planejamento anual do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, com a finalidade de dar continuidade às diversas experiências com trabalho de sementes crioulas no estado”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile