12 / 12 / 2017


SECRETARIAS
Presidência
Vice - Presidência
Secretaria Geral
Secretaria de Finanças e Administração
Secretaria de Política Agrícola
Secretaria de Pol. Agrária
Secretaria de Meio Ambiente e Política de Convivência com o Semi Árido
Secretaria de Formação e Org. Sindical
Secretaria de Assalariados Rurais
Secretaria de Muheres
Secretaria de Jovens
Secretaria da Terceira Idade
ESTRUTURA
Quem Somos
Diretoria
Gestão Anterior
Conselho Fiscal
Ass. Jurídica
Documentos
Pólos Sindicais
Setor Contábil
Casa de Apoio
Centro de Formação
SERVIÇOS
Vídeos
Galeria de Fotos
Fetag na Mídia
Tire suas Dúvidas
Agenda de Eventos
Fale com o Presidente
Fale Conosco
         

Secretaria de Assalariados Rurais

MANOEL SIMÃO REINALDO GOMES

Contato com a Secretaria de Políitica Salarial: secassalariados@fetagpi.org.br

À Secretaria de Política Salarial compete:

- Coordenar e implementar as atividades relativas às lutas dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Assalariados, em cumprimento às decisões das instâncias deliberativas da FETAG-PI; 

- Acompanhar convenções, dissídios e acordos coletivos, bem como greves decretadas;  

- Acompanhar as iniciativas públicas ou não neste setor.

Veja perfil do Secretário:

Manoel Simão Reinaldo Gomes nasceu no ano de 1959, na Comunidade Lagoa do Mato, município de Curimatá-PI. Filho de Trabalhadores Rurais, casado com uma trabalhadora rural, é pai de quatro filhos e avô de dois netos.
No interior de Curimatá passou sua infância e adolescência, onde concluiu o ensino primário com muita dificuldade por ter que conciliar o trabalho na roça com os estudos.

Assim como tantos jovens do campo, saiu de seu município no ano de 1979 em busca por melhores oportunidades  de trabalho e condição de vida. Seu destino foi Brasília e depois o Rio de Janeiro, onde viveu e trabalhou sempre com intenção de voltar para trabalhar na terra.

Retorna a suas origens no ano de 1982, hoje assentado da Reforma Agrária e dirigente sindical, filiado ao Partido dos Trabalhadores, ingressou no movimento sindical a partir de um curso realizado pela FETAG-PI e  Sindicato, do qual participou e se encantou pelo MSTTR. Filia-se ao sindicato naquele mesmo ano-1982, e logo em seguida assume a delegacia sindical de sua comunidade, e ingressa na luta pela terra junto com a Igreja Católica, através da Pastoral da Terra.

Desde então, a frente da delegacia sindical e da igreja, sua vida se voltou ao compromisso de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, através do MSTTR. Ficou a frente da Delegacia Sindical de 1982 a 1989, reconhecido pelo seu trabalho foi convidado a fazer parte da direção do sindicato em 1989, assumindo o cargo de secretario geral, no mandato posterior a presidência e depois a tesouraria. 
No ano de 2002, assumiu o cargo de Secretário de Política Agrícola da FETAG-PI, passando dois anos, sendo reeleito pela mesma secretaria para o mandato de 2014  a 2018.

Como liderança sindical nunca deixou de trabalhar em sua roça e sempre esteve presente nas  principais decisões do MSTTR. É reconhecido pelo seu humanismo, simplicidade, companheirismo, e compromisso com a luta sindical. Tem como principio de vida, aprender o novo a cada dia, nunca desistir e lutar sempre pelo bem de todos.

“Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma nova história” (Gandhi). 

Assessoria de Assalariados e Assalariadas Rurais:

Adriana  Maria Cavalcanti

DOCUMENTOS CONVENÇÕES

http://www.fetagpi.org.br/admin/pastas_arquivos/CCT CERRADOS 15 REG MTE.pdf

http://www.fetagpi.org.br/admin/pastas_arquivos/CCT Palha 15 registrada MTE.pdf

http://www.fetagpi.org.br/admin/pastas_arquivos/CCT Fruticultura 2015.htm

 










ONDE ESTÁ A FETAG

Parnaíba Esperantina Piripiri Teresina Curimatá Vale do Gurguéia Paulistana Simplício Mendes Floriano São Raimundo Nonato Campo Maior Médio-Parnaíba Picos Oeiras Valença


Casa de Apoio


Centro de Formação