12 / 12 / 2017


SECRETARIAS
Presidência
Vice - Presidência
Secretaria Geral
Secretaria de Finanças e Administração
Secretaria de Política Agrícola
Secretaria de Pol. Agrária
Secretaria de Meio Ambiente e Política de Convivência com o Semi Árido
Secretaria de Formação e Org. Sindical
Secretaria de Assalariados Rurais
Secretaria de Muheres
Secretaria de Jovens
Secretaria da Terceira Idade
ESTRUTURA
Quem Somos
Diretoria
Gestão Anterior
Conselho Fiscal
Ass. Jurídica
Documentos
Pólos Sindicais
Setor Contábil
Casa de Apoio
Centro de Formação
SERVIÇOS
Vídeos
Galeria de Fotos
Fetag na Mídia
Tire suas Dúvidas
Agenda de Eventos
Fale com o Presidente
Fale Conosco
         

Quem somos

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí é uma entidade sindical de 2°grau filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura- CONTAG e a Central Única dos Trabalhadores- CUT. Surgiu no cenário do Estado do Piauí, no dia 19/12/1970, completou 45 anos de fundação e luta junto ao Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).

A FETAG-PI nasceu a partir de uma articulação de 05 (cinco) Sindicatos de Trabalhadores Rurais: Teresina, Amarante, Angical, Campo Maior e Monsenhor Gil. Só a partir da década de 1980, e com o aprofundamento do processo de abertura política do país, é que a Federação e os Sindicatos filiados passaram a redefinir seus espaços e papeis, incluindo novas temáticas na pauta do MSTTR, que antes não eram trabalhadas em virtude da conjuntura política nacional.

Atualmente a FETAG-PI representa 224 Sindicatos de Trabalhadores/as Rurais filiados, possuindo capilaridade em todo o território Piauiense. Está organizada em 16 Polos Sindicais, com um coordenador/a e um/a suplente que representa a FETAG nas regiões onde coordenam os trabalhos.

No decorrer dos anos de luta e resistência da Federação foram conquistados importantíssimos espaços na sociedade urbana e rural Piauiense, juntamente com os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, assegurando conquistas importantes para toda a categoria.

Conquistas estas, que se caracterizam com a organização e a formação do movimento sindical, na defesa de políticas públicas do homem e da mulher no campo, sejam elas, na saúde, educação, reforma agrária, assistência técnica, inclusão da juventude, das mulheres e da terceira idade, com a finalidade de construir uma sociedade mais justa, democrática e igualitária; na defesa permanente dos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. 


O projeto político da FETAG-PI segue as deliberações do movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), coordenado pela CONTAG, em especial no 6° e 7° Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras quando da decisão de implementar o PROJETO ALTERNATIVO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTAVÉL – PADRS, através de uma ampla e massiva Reforma Agrária e da valorização e fortalecimento da agricultura familiar, buscando a construção de um projeto político de sociedade, campo/cidade.

A construção de nosso projeto político se dá principalmente, na ação local desencadeando processos de desenvolvimento social sustentável envolvendo o MSTTR, seus parceiros e aliados. Buscamos a inclusão social, política e econômica, seja para homens e mulheres, com o intuito de privilegiá-los na sua construção da cidadania. Recentemente no 9° CNTTR em fevereiro de 2005 em BRASILIA-DF, foi deliberado acrescentar ao projeto PADRS a palavra SOLIDÀRIO ficando PADRSS.

Ao longo da sua história, a FETAG-PI já realizou vários Congressos Estaduais de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, sendo este espaço, o local que elege a Diretoria e também o mais alto fórum de discussão das políticas a serem encaminhadas pelo Movimento Sindical de Trabalhadores/as Rurais a nível de Estado.

Na conjuntura nacional a FETAG-PI também, sempre esteve presente, participando ativamente com a CONTAG, Sindicatos, CUT, Igreja Católica e outros seguimentos sociais das lutas mais gerais da população brasileira. Realizamos grandes atividades de massa como o GRITO DA TERRA BRASIL, MARCHA DAS MARGARIDAS,onde nestas atividades conseguimos mobilizar milhares de pessoas e também viabilizar varias políticas públicas para homens e mulheres do campo.

A FETAG-PI defende os interesses individuais e coletivo dos trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, permanentes ou temporários, os agricultores e agricultoras familiares, proprietário ou não, os/as extrativistas, assalariados e assalariadas rurais, ribeirinhos/as, quilombolas, pescadores/as artesanais, acampados/as.

PRINCIPAIS FRENTES DE LUTA:
Política Agrária e Meio Ambiente,
Política Agrícola,
Política Salarial e Trabalhista,
Políticas Sociais: Educação, Saúde, Previdência e Assistência Social.
Organizações das Mulheres, Juventude e Terceira IDADE,
Formação e Organização Sindical,
Combate ao Trabalho Escravo, Infanto - Juvenil,
Combate ao Trabalho Escravo, Subordinação de Gênero, Geração e Raça/Etnia.
Auto- Sustentação do MSTTR,
Empreendedorismo Juvenil Rural,
Moradia, Lazer e Cultura.
A inclusão na sua diretoria executiva das coordenações de mulheres


Estatuto

Clique aqui para baixar o estatuto da FETAG-PI em arquivo do Word.

 

Telefones para Contato:

Confira os novos Telefones

FETAG-PI GERAL (86) – 3230-9850.

PRESIDÊNCIA – 3230-9851

VICE- PRESIDÊNCIA - 3230-9852

TESOURARIA – 3230 – 9853

SECRETARIA GERAL - 3230-9854

SECRETARIA DE FORMAÇÃO - 3230-9855

COORDENAÇÃO DE MULHERES - 3230-9856

COORDENAÇÃO DE JOVENS - 3230-9857

SECRETARIA DE ASSALARIADOS RURAIS - 3230-9858

SECRETARIA AGRÁRIA - 3230-9859

SECRETARIA AGRÍCOLA - 3230-9860

SECRETARIA DA TERCEIRA IDADE - 3230-

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - 3230-9861

FAX – 3230- 9880

 










ONDE ESTÁ A FETAG

Parnaíba Esperantina Piripiri Teresina Curimatá Vale do Gurguéia Paulistana Simplício Mendes Floriano São Raimundo Nonato Campo Maior Médio-Parnaíba Picos Oeiras Valença


Casa de Apoio


Centro de Formação