12 / 12 / 2017


SECRETARIAS
Presidência
Vice - Presidência
Secretaria Geral
Secretaria de Finanças e Administração
Secretaria de Política Agrícola
Secretaria de Pol. Agrária
Secretaria de Meio Ambiente e Política de Convivência com o Semi Árido
Secretaria de Formação e Org. Sindical
Secretaria de Assalariados Rurais
Secretaria de Muheres
Secretaria de Jovens
Secretaria da Terceira Idade
ESTRUTURA
Quem Somos
Diretoria
Gestão Anterior
Conselho Fiscal
Ass. Jurídica
Documentos
Pólos Sindicais
Setor Contábil
Casa de Apoio
Centro de Formação
SERVIÇOS
Vídeos
Galeria de Fotos
Fetag na Mídia
Tire suas Dúvidas
Agenda de Eventos
Fale com o Presidente
Fale Conosco
         
22 / 11 / 2017

FETAG-PI assina Acordo de Cooperação Técnica com o INSS para implementação do projeto INSS DIGITAL

Nesta quarta-feira (22), na sede da FETAG-PI, na cidade de Teresina, aconteceu um ato solene de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica – ACT, entre o INSS, representado pelo gerente executivo do Piauí, Dr. Ney Ferraz Junior e a FETAG-PI, representada pela presidenta Elisângela Moura, que firma parceria para implementação do projeto INSS-DIGITAL através dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais Agricultores(as) Familiares do estado do Piauí. Na ocasião, a Gerência Executiva explanou sobre o modo de funcionamento do projeto, suas condições e seus modos de operacionalização.

O presente Acordo “guarda-chuva”, facilitará o acesso dos STTR’s filiados à celebração dos acordos individuais do INSS com cada Sindicato. Os Sindicatos que irão trabalhar como projeto piloto aqui no Piauí será aqueles atendidos nas Agências do INSS de Teresina, União, José de Freitas, Altos, Barras e Valença.

Após o INSS publicar o ACT no Diário Oficial da União, a FETAG-PI e o INSS através da gerência executiva de Teresina, irá promover capacitações com todos os Sindicatos que irão trabalhar com o projeto aqui no estado. Os Sindicatos terão acesso a requerer todos os tipos de benefícios e serviços oferecidos pelo INSS, de maneira digital, ou seja, sem a necessidade da presença física dos segurados e dos documentos.

De acordo com a Presidente da FETAG-PI, Elisângela Moura, a Federação assumiu e firmou o termo de adesão do INSS Digital juntamente com a Gerência Executiva do INSS como uma forma de participar do Programa, a fim de desburocratizar a participação dos Sindicatos em relação a ele.

“Nós assinamos o termo “Guarda-Chuva” para evitar que os nossos Sindicatos pudessem realizar essa ação individualmente. Mas nós sabemos também da importância da parceria e das tecnologias para o INSS e para os agricultores, porém precisamos ter muita cautela e paciência, pois só temos visto muitas vantagens sobre o Programa, por isso precisamos ficar de olho sobre a questão da estrutura, pois sabemos que nem todos os nossos Sindicatos estarão amparados neste momento de todos os benefícios tecnológicos para poderem prestar estes serviços urgentemente, como também a própria Previdência Social”, disse.

Segundo Elisângela, no Estado existem agências que muitas vezes nem possuem cadeiras para oferecer aos seus usuários, por isso a preocupação em relação à questão dos equipamentos como computadores, sem falar na questão humana, na falta de concursos públicos e de Servidores, tendo em vista que no Piauí mais de 300 trabalhadores das Agências deram entrada na aposentadoria.

“Nós sabemos que essa é uma ação que estar vinda de cima para baixo, nós estamos preocupados, mas neste momento nós temos outras entidades que já fizeram a adesão e nós não poderíamos ficar de fora. Vamos participar do Conselho da CONTAG onde também irão assinar o Termo de Adesão com o INSS Nacional, e tenho fé que algumas cláusulas venham melhorar o funcionamento desse programa para os nossos Sindicatos, pois estamos apostando nisso, e acredito que vamos gradativamente aderir a este programa. Precisamos lembrar também, que aqueles Sindicatos que não aderirem poderá continuar no modo convencional enquanto se organizam e se estruturam, dessa forma, pedimos também que o próprio INSS possa está se estruturando, para que de fato, esse serviço possa chegar até a base, principalmente para aqueles que mais precisam e que estão esperando encaminharem seus benefícios”, finalizou.

O encontro contou ainda com a participação da Diretoria da FETAG-PI, Chefe de Atendimento do INSS, João Ricardo, Gerente de Benefícios do INSS, William Machado, Chefe da Agência de Altos, Carmélia Queiroz, Advogados e Lideranças Sindicais vindas de mais de 30 municípios.

 










ONDE ESTÁ A FETAG

Parnaíba Esperantina Piripiri Teresina Curimatá Vale do Gurguéia Paulistana Simplício Mendes Floriano São Raimundo Nonato Campo Maior Médio-Parnaíba Picos Oeiras Valença


Casa de Apoio


Centro de Formação