16 / 01 / 2018


SECRETARIAS
Presidência
Vice - Presidência
Secretaria Geral
Secretaria de Finanças e Administração
Secretaria de Política Agrícola
Secretaria de Pol. Agrária
Secretaria de Meio Ambiente e Política de Convivência com o Semi Árido
Secretaria de Formação e Org. Sindical
Secretaria de Assalariados Rurais
Secretaria de Muheres
Secretaria de Jovens
Secretaria da Terceira Idade
ESTRUTURA
Quem Somos
Diretoria
Gestão Anterior
Conselho Fiscal
Ass. Jurídica
Documentos
Pólos Sindicais
Setor Contábil
Casa de Apoio
Centro de Formação
SERVIÇOS
Vídeos
Galeria de Fotos
Fetag na Mídia
Tire suas Dúvidas
Agenda de Eventos
Fale com o Presidente
Fale Conosco
         
11 / 01 / 2018

FETAG-PI e representantes dos Movimentos Sociais participaram de Audiência com Wellington Dias

A FETAG-PI, através da Presidente Elisângela Moura e demais diretores, participaram na tarde desta terça-feira (09), de uma audiência pública com o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), reunindo Centrais, Sindicatos e representantes de movimentos sociais, no Palácio de Karnak, com o objetivo de debater a atual conjuntura política, a luta contra a reforma da previdência, defesa dos direitos e da democracia, a fim de traçar estratégias para enfrentar os desafios que virão no decorrer deste ano.

Na oportunidade foi abordada a mobilização em relação ao julgamento do ex-presidente Lula, que acontecerá em Porto Alegre (RS), no dia 24 de janeiro, data em que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) julgará o recurso de Lula no processo referente ao caso do tríplex do Guarujá-SP.

As reivindicações de pauta que a FETAG-PI entregou ao Governador estavam relacionadas com a Regularização Fundiária por não atender a necessidade da Agricultura Familiar; que Wellington Dias sensibilize a Bancada Federal do Piauí para que seja contrária a Reforma da Previdência; Urgência nas Entregas dos Títulos de Terra; Fundo Estadual de Combate e Pobreza Rural; Distribuição de água potável através de carros-pipa, Perfuração e Equiparação de poços, Construção de cisternas; CAR; Distribuição de Sementes em parceria com os STTR´s; Combate a Violência contra a Mulher e Criação de Delegacias especializadas e Juizados Especializados em Violência Doméstica e Familiar; Regulamentação Imediata da Lei do Passe Livre e Criação do Fundo Estadual de Fomento ao Desenvolvimento da Economia Solidária.

Wellington Dias falou do momento atual e o que realmente significa o julgamento de Lula. “Ou tem um recado, uma manifestação popular, ou não conseguiremos vencer esse momento. Vemos o perigo de se eliminar adversários políticos no tapetão, no judiciário”, disse. Destacando a importância dos movimentos sociais, o governador fez uma análise do contexto, alertando para o perigo do “financismo” que influencia os caminhos e os interesses do país.

“Lula fez a gente experimentar os resultados de uma política voltada para as prioridades sociais. Cada vez mais setores da população percebem que foi alterado o caminho e vão sentir as consequências disso. Muitos já sentem os aumentos no custo de vida. Vivemos um momento decisivo de retomar nosso modelo, ou se alongar o que está aí. Cada um tem que fazer sua parte nesse momento. O modelo atual é de especulação pela especulação, e vemos concentração de renda crescente e rápida”, disse Wellington.

Comitê e Manifestações

Haverá o lançamento Comitê de Teresina em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser candidato, que acontecerá nesta quinta-feira (11/01), às 19h no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí, além da manifestação marcada para o dia 22 de janeiro, na Av. Frei Serafim e das caravanas de ônibus que seguem para Porto Alegre (RS) para pressionar e acompanhar o julgamento de Lula.

Fonte: FETAG-PI e Sindicato dos Bancários

 










ONDE ESTÁ A FETAG

Parnaíba Esperantina Piripiri Teresina Curimatá Vale do Gurguéia Paulistana Simplício Mendes Floriano São Raimundo Nonato Campo Maior Médio-Parnaíba Picos Oeiras Valença


Casa de Apoio


Centro de Formação